Milhões de seres vivos existentes formam a biodiversidade e quem abriga essa biodiversidade é a biosfera. Biosfera é uma película muito fina do planeta Terra que abriga milhares de seres vivos de espécies diferentes.
Cada animal e planta tem um nome; gato, cachorro, onça, etc. Os nomes podem mudar de um local ou lingua para outra, cachorro em inglês é dog. Mas existe um nome científico para cada ser vivo, que é uma padronização universal. Como todas as padronizações, as regras para a nomenclatura são: O nome da espécie deve ser escrito em latim, grifado ou itálico. É obrigatório ter no mínimo dois termos, o primeiro indica o gênero iniciado com letra maiúscula, com o segundo nome em inicial minúscula, o primeiro e o segundo formam o nome da espécie. Quando se refere a uma pessoa, no caso de homenagem, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. No caso de subespécie o nome deve ser escrito com inicial maiúscula. O nome do subgênero deve ser escrito com incicial maiúscula, entre parênteses e depois do nome do gênero. Quando se referir a família da espécie, deve ser escrito com inicial maiúscula e terminar com o sufixo idae. Exemplos: Canidae e bovidae.
Todos os animais e plantas pertencem a uma espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino. Para dividir os seres vivos nessas classes é usado o critério de semelhança entre eles. Um exemplo são os leões (Panthera leo), tigres (Panthera tigris) e onças-pintadas (Panthera onca) são animais pertencentes a espécies diferentes, mas são do mesmo gênero: Panthera.
Os animais que pertencem ao gênero Panthera, Leopardus e outros gêneros também têm características em comum que fazem com que sejam da mesma família: Felidae. Quando existem várias famílias com características bem próximas pode-se formar uma ordem. Exemplo: as famílias Felidae, Canidae, Ursidae e outras formam a ordem carnívora.
Várias ordens podem ser agrupadas em uma classe, como a classe dos mamíferos (Mammalia).
Várias classes podem ser agrupadas em um filo, como répteis, anfíbios e peixes pertencem ao filo Chordata.
Vários filos formam um reino, como o reino animal (Animalia).
Existem cinco grandes reinos, que são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae ou Metaphyta e Reino Animalia ou Metazoa. Os critérios de classificação para os seres vivos nesses reinos foram: Tipo de organização celular, número de células e tipo de nutrição.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirVou fazer um trabalho sobre ,Biodiversidade e Classificação dos Seres Vivos , Issu vai me servir ?
ResponderExcluir